A Feira
A ExpoAgro Cotricampo é considerada a maior feira do agronegócio na região Noroeste do Rio Grande do Sul. Alicerçada sob três pilares principais: conhecimento, tecnologia e negócios, o evento tornou-se uma grande vitrine do setor produtivo e cooperativista regional, proporcionando importantes debates, conexões, troca de experiências e momentos de integração.
Iniciada em fevereiro de 2016, a cada nova edição a ExpoAgro Cotricampo apresenta números representativos, tanto em termos de público, como de expositores, infraestrutura e negócios.
Com acesso gratuito ao público durante os quatro dias de evento, e funcionamento das 8h às 18h, a ExpoAgro Cotricampo proporciona à comunidade regional estar cada vez mais próxima do setor agropecuário, valorizando e incentivando cada um de seus ramos.
Neste ano de 2026, celebrando os 10 Anos de história, a ExpoAgro Cotricampo buscará estar ainda mais conectada ao seu público, proporcionando novas experiências para todos.
História
Dentro do contexto histórico da Cotricampo, a assistência técnica junto às propriedades dos cooperados sempre teve um papel destacado e um permanente olhar das diretorias que se sucederam a frente da instituição. A partir da década de 1990, a cooperativa passou a realizar dias ou tardes de campo, organizadas pelo Departamento Técnico (Detec), junto às propriedades dos associados em diversos municípios.
Com o passar dos anos ficou evidenciada a necessidade da cooperativa ter um espaço próprio para centralizar estes eventos técnicos, visando aprimorar ações e estruturar o Detec para conduzir experimentos e manejos nas culturas da soja, trigo e milho que estivessem alinhados às diretrizes da cooperativa.
No ano de 2006, o presidente Guerino Rebelato, junto com sua diretoria, dava o primeiro passo neste sentido, adquirindo uma área de 60 hectares em local estratégico e de fácil acesso, localizada no km 1,5 da ERS-518, no acesso à cidade de Campo Novo. Nascia, assim, o Campo Experimental da Cotricampo.
Uma das práticas sempre adotadas foi a validação de tecnologias neste espaço, para os produtos que são lançados no mercado, antes de serem recomendados e fornecidos aos associados. Assim são observados criteriosamente em relação a sua performance e viabilidade econômica nos ensaios conduzidos no Campo Experimental. Para a difusão dos resultados e socialização dos conhecimentos, o Campo Experimental começou a sediar os dias de campo das culturas do milho, da soja e, por último, o Dia de Campo das Culturas de Inverno, com enfoque principal para a cultura do trigo.
Ao longo dos anos foram construídas importantes parcerias: em 2010, a celebração de convênio de cooperação técnica com a Embrapa Trigo, de Passo Fundo, tendo o propósito de desenvolver pesquisas visando melhorar a estrutura dos solos e os processos utilizados pelos produtores em suas áreas.
Outra parceria significativa é com a Emater/RS-Ascar, que passou a contribuir significativamente com experimentos voltados à organização e diversificação de atividades para a agricultura familiar, especialmente hortifrutigranjeiros e armazenamento de produtos.
Dezenas de empresas obtentoras, também são parceiras e aliadas estratégicas da Cotricampo, no sentido de fortalecer e consolidar o Campo Experimental.
Entendendo cada vez mais a necessidade de aprimorar este espaço, a nova direção da cooperativa, liderada por Gelson Bridi, lançou no final de 2015 a iniciativa de um evento que pudesse dar um impulso diferente às potencialidades do agronegócio regional.
PRIMEIRA EDIÇÃO – 2016
A tarde de 25 de fevereiro de 2016, marca o início da caminhada da ExpoAgro. Nesta data acontece a primeira edição da exposição agropecuária, junto ao Campo Experimental. O objetivo era promover a aproximação e integração com o quadro social, fornecedores de tecnologias, sementes e insumos para as atividades agrícolas de produção comercial de grãos, através de dias de campo sobre a cultura da soja e proporcionando dias de negócios com os produtores cooperados.
O espaço disponibilizado foi uma área coberta de 50 metros de comprimento para abrigar as empresas parceiras em um espaço de convivência onde aconteceram momentos de conversação e troca de informações entre os 30 expositores, além de profissionais do Departamento Técnico e membros da diretoria.
O conceito da organização era o de reproduzir um ambiente destinado aos associados, com visitação aos experimentos, eventos técnicos e um grande espaço de convivência, com praça de alimentação.
A ExpoAgro também proporcionou ao produtor rural, além de um contato direto com as empresas, a oportunidade de acompanhar boas práticas agrícolas: avaliação de diferentes manejos e fungicidas, avaliação de diferentes formas de aplicação de fertilizantes na adubação de soja, estação experimental da Embrapa, avaliação de épocas de semeadura, importância da inoculação em soja, pesquisas de matérias-primas para a produção de biocombustíveis e apresentações tecnológicas.
Na avaliação do presidente, Gelson Bridi, a Cotricampo realizou um projeto-piloto. “A ExpoAgro Cotricampo 2016 é a primeira edição de uma feira que vai crescer com foco em atividades pensadas não só ao associado, mas também a toda família e comunidade. A ExpoAgro proporcionou a troca de conhecimento e de experiências”, destacou.
Nesta primeira edição, a Cotricampo em parceria com a Bayer, inaugurou a instalação de uma unidade de tratamento industrial de sementes (TSI).
O público estimado na primeira edição foi de 1.200 participantes.
SEGUNDA EDIÇÃO – 2017
O segundo passo da história da ExpoAgro foi percorrido em 2017, em um contexto ainda mais especial: era o ano de comemoração do cinquentenário da Cotricampo. Uma comissão permanente foi definida para, em conjunto com a diretoria, avaliar a primeira edição, ajustar as necessidades e estabelecer avanços.
A logomarca criada na primeira edição passou a ter um slogan: “O mundo do Agro ao seu alcance”, estabelecendo uma programação estruturada com palestras, dias de campo das culturas de soja e milho, exposição e comercialização de equipamentos agrícolas de empresas, com a organização de espaços que foram comercializados, reunindo aproximadamente 100 expositores.
Um dos pontos de destaque foi a ampliação da feira, para dois dias de programação: 16 e 17 de fevereiro, reforçando a divulgação sobre a importância da produção agropecuária na região, impulsionando novos negócios do setor e fomentando a inovação tecnológica.
Também nesta segunda edição, a ExpoAgro estabeleceu duas categorias para empresas ou instituições: patrocinadoras e apoiadoras, reconhecendo as parcerias estratégicas para o impulsionamento da feira.
A Emater/RS-Ascar começa a ocupar um espaço institucional estratégico no Campo Experimental, apresentando experimentos voltados à agricultura familiar com exemplos práticos de opções de cultivos e atividades diversificadas que contribuem decisivamente para uma melhor qualidade de vida e geração econômica às famílias rurais.
A Embrapa Trigo, de Passo Fundo, também passou a contribuir de forma intensa com a programação, com resultados e demonstrações de estudos realizados na área de solo, fundamentados na parceria existente com a cooperativa através de convênio celebrado.
Na segunda edição também foi estruturado um pavilhão institucional, utilizando o espaço onde são armazenadas sementes ao longo de boa parte do ano. Neste pavilhão foi organizado um ambiente de auditório, para realização de palestras e demais eventos da ExpoAgro. Também foram locados estandes institucionais para a cooperativa, instituições financeiras, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal de Vereadores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural Patronal, dentre outras.
Participaram da programação, palestrantes de reconhecimento nacional, como Alexandre Mendonça de Barros, engenheiro agrônomo formado pela ESALQ/USP, doutor em economia aplicada na mesma instituição. Ele participou atendendo convite da Syngenta, abordando o tema: “Conjuntura Agropecuária”. Outro palestrante que contribuiu neste evento, em parceria com a Bayer, foi o professor Paulo Dejalma Zimmer, graduado em Agronomia e doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes. Ele abordou o tema “Semente e semeadura a serviço da produtividade”.
É necessário mencionar outro avanço: a ampliação na divulgação e nas parcerias com meios de comunicação. Além dos veículos de mídia parceiros da Cotricampo, em nível regional, foi formalizada parceria com o Canal Rural, que pela primeira vez produziu imagens e gerou informações da região, mostrando potencialidades e riquezas do agronegócio aqui geradas.
O programa “Mercado & Cia”, edição especial, contou com a presença do apresentador, Miguel Daoud, além de equipes de reportagens que produziram conteúdos relevantes e que foram veiculadas para um público de todo o país.
Outro ponto muito positivo foi o investimento feito pela cooperativa, subsidiando o custo de transporte coletivo para produtores da região participarem da feira, com caravanas coordenadas por unidades da Cotricampo e por entidades apoiadoras, como Emater e sindicatos de trabalhadores rurais. Outra característica marcante foi a determinação de um horário de visitação no período diurno: das 8 às 18 horas, sem cobrança de ingresso, sem venda e consumo de bebidas alcoólicas e sem shows musicais. Uma feira técnica e de negócios.
A segunda edição teve a participação de aproximadamente 7 mil pessoas, em termos de público, com 97 expositores.
TERCEIRA EDIÇÃO – 2018
A terceira edição promoveu mudanças e ajustes pontuais, dando um passo a mais para o reconhecimento de uma das feiras mais acolhedoras da região Noroeste do Estado. A primeira mudança foi estender a feira para mais um dia da semana: o sábado, com realização entre 22 e 24 de fevereiro. O objetivo foi oportunizar às famílias rurais e urbanas conhecerem a ExpoAgro, aumentando o reconhecimento da importância do agronegócio para o desenvolvimento econômico e social das comunidades.
Também foi disponibilizado um novo mapa de posicionamento das empresas participantes junto ao Campo Experimental; construção de um novo pavilhão multiuso, para acomodação das empresas, entidades e auditório de palestras durante a feira, com 2.000 metros quadrados (este pavilhão era aproveitado no restante do ano pela UBS – Unidade Beneficiadora de Sementes); ajustes no espaço para dinâmica de máquinas e equipamentos agrícolas; melhorias nos serviços de praça de alimentação e nos espaços para estacionamento.
O presidente da cooperativa, Gelson Bridi, mostrava-se entusiasmado com aquela edição, pelo grande apoio recebido das empresas: três meses antes da realização já haviam sido locados mais de 90% dos espaços com a participação de órgãos governamentais, secretarias estaduais, instituições financeiras, cooperativas, sindicais, educacionais, de assistência técnica, pesquisa e de formação profissional.
Outro fator importante foi sempre oferecer uma segurança pessoal e patrimonial aos visitantes e expositores, garantida por empresas de reconhecimento regional e bem estruturadas, com monitoramento por circuito interno, vigilância 24 horas nos dias de realização do evento e monitoramento parcial antes e após o evento.
A terceira edição da ExpoAgro recebeu um público de 15.657 pessoas, com volume de negócios de R$ 53 milhões.
QUARTA EDIÇÃO – 2019
Realizada entre 21 e 23 de fevereiro, a quarta edição da ExpoAgro apresentou investimentos importantes na infraestrutura do Campo Experimental, com a construção de uma área coberta com aproximadamente 1.000 metros quadrados para abrigar a praça de alimentação e a exposição da agricultura familiar, em um trabalho coordenado pelas regionais dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais filiados à Fetag-RS e Fetraf-RS. Também foram instaladas áreas de descanso ao público visitante, reorganização dos pavilhões centrais e auditório, instalação da rádio parque e muitas outras ações de organização para que o público visitante seja bem acolhido.
A programação do evento contou com palestras que abordaram diferentes temas. No Fórum Soja Brasil, promovido pelo Canal Rural, aconteceu o painel “Jovem do Campo”, com representantes da UFSM, Uergs e CooperConcórdia, em uma iniciativa inédita para valorizar e incentivar os jovens cooperativados a estarem cada vez mais inseridos no cotidiano da cooperativa e das atividades agrícolas e de pecuária.
Dentre as principais programações do último dia de feira, esteve a palestra com o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, tratando dos cenários para o agronegócio brasileiro.
A ExpoAgro encerrou com missa de ação de graças pelas colheitas, seguida pelo sorteio de uma camionete Montana 1.4, zero quilômetro, através do concurso “Trajeto da Sorte”, onde o associado visitante percorria um trajeto pré-determinado, habilitando-se a concorrer ao prêmio que foi planejado pela diretoria para incentivar a participação dos cooperados. O associado ganhador foi o produtor rural, Mario Aloisio Horn, de Humaitá. A feira teve como foco o associado que busca conhecimentos, tecnologias e manejos dentro da cultura da soja e milho e oportunidades de bons negócios já que todos os expositores estabeleceram ferramentas diferenciadas para a realização de negociações na feira.
A ExpoAgro conseguiu aumento no público visitante, bem como no volume de negócios, a partir de um trabalho muito forte da cooperativa em condições especiais para os produtores cooperados que estiveram na feira para realizar compras na linha de insumos e sementes, além de produtos no âmbito das lojas agropecuárias da cooperativa.
Já na quarta edição, de acordo como Sistema Ocergs, a ExpoAgro Cotricampo se consolidava como a terceira maior feira do agronegócio dentre as cooperativas agropecuárias do Estado.
A quarta edição contou com a presença de aproximadamente 20 mil pessoas, volume de negócios que atingiu R$ 100 milhões, além de 170 expositores em diferentes segmentos do agro.
QUINTA EDIÇÃO – 2020
A quinta edição da feira, realizada de 13 a 15 de fevereiro, teve excelente participação dos produtores rurais da região Noroeste, que tiveram oportunidade de percorrer e conhecer o trabalho de 200 expositores.
O “Trajeto da Sorte”, concurso que estimulava os associados a percorrerem todo o parque da ExpoAgro, sorteou uma camionete zero quilômetro, tendo como ganhador o produtor cooperado do município de Três Passos, Edio Mauri Berghahn.
Ao longo de três dias de programação, foram aproximadamente 24.500 pessoas ligadas ao agronegócio que visitaram a feira e conferiram a programação voltada a três grandes eixos: conhecimento, tecnologia e negócios. O volume de comercialização superou as expectativas da direção da cooperativa, que tinha como meta acrescentar 30% do volume de R$ 100 milhões do ano anterior. Ao total, foram mais de R$ 138 milhões em negócios.
O projeto Soja Brasil Fórum Cotricampo, conduzido em parceria entre a cooperativa e o Canal Rural, teve a participação de Pryscila Paiva, jornalista especializada em previsão do tempo e clima, editora de meteorologia do Canal Rural e apresentadora do Mercado & Cia. Entre os temas trabalhados estiveram: mercado global; disputa econômica China X Estados Unidos; exportações e previsão climática.
O presidente, Gelson Bridi, destacou que a feira proporcionou palestras com profissionais reconhecidos no agro: França Júnior e Wlamir Brandalize, além de representantes dos Estados Unidos e da Argentina, que levaram muita informação sobre o agronegócio no Brasil e no mundo.
O projeto de lei que buscava tornar o Rio Grande do Sul autossuficiente na produção de etanol foi debatido no primeiro dia da Expoagro Cotricampo. O assunto reuniu especialistas, produtores e lideranças políticas, presentes ao primeiro Seminário Estadual Pró-Etanol/RS. O coordenador do Pró-Etanol/RS e engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Valdir Zonin, destacou incentivos oferecidos às usinas que aderirem à ideia. A matéria-prima mais visada na produção do etanol gaúcho são os cereais de inverno, que possuem área para uma expansão no cultivo e produtividade.
A feira seguiu com foco nos dias de campo, potencializando as culturas de soja e milho, a partir da presença de todo Departamento Técnico, repassando experiências e conhecimentos sobre diferentes formas de conduzir as lavouras.
A agricultura familiar também ganhou um espaço ainda mais destacado: a cooperativa promoveu ajustes no sentido de fazer com que o visitante, ao ingressar na feira, percorra o espaço das agroindústrias, na pirâmide de acesso à ExpoAgro, evidenciando a força da produção familiar rural.
FEIRA ADIADA NO ANO DE 2021, EM RAZÃO DA PANDEMIA DE COVID-19
Ainda no primeiro semestre de 2020, o mundo acabou impactado pela eclosão da pandemia de Covid-19. Este episódio, que trouxe enormes e diferentes consequências para todo o Brasil, também acabou atingindo e afetando o cotidiano da nossa região.
Um período em que a Cotricampo também teve de se reinventar, estabelecendo ações internas para a proteção dos colaboradores, associados e clientes.
Apesar de grande esforço e empenho empreendido por colaboradores da cooperativa e de empresas e instituições parceiras, sejam elas públicas ou privadas, incluindo nesse trabalho a elaboração de um amplo e rigoroso protocolo de segurança sanitária para o evento, previsto para ser realizado entre 11 e 13 de fevereiro de 2021, a direção da cooperativa, no final do mês de janeiro de 2021, após reunir o Conselho de Administração, e tendo como base as recomendações de suas federações, entidades apoiadoras e empresas expositoras, tomou a decisão pela não realização da edição de 2021.
Os materiais de cultivares semeadas no Campo Experimental continuaram a ter um acompanhamento da equipe técnica, para que fosse possível, ao final do ciclo, serem colhidos e avaliados, gerando informações que foram sendo compartilhadas pelos profissionais do Departamento Técnico e das empresas parceiras, sendo repassadas aos produtores cooperados através de diferentes plataformas digitais e, até mesmo, em encontros presenciais, promovidos com toda a observância dos protocolos de segurança sanitária.
SEXTA EDIÇÃO – 2022
Depois de um ano fora do circuito de feiras agropecuárias no Estado por conta da pandemia de Covid-19, a ExpoAgro Cotriocampo foi retomada em 2022, acontecendo nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro, observando todas as condições de segurança sanitária e o padrão de qualidade que a diretoria da cooperativa preconiza desde a primeira edição.
Para promover avanços nesta edição, foram apresentadas no ambiente da ExpoAgro Cotricampo algumas novidades na programação, como a realização da primeira edição da Feira Regional da Terneira das Raças Holandesa e Jersey, realização da nona edição do Seminário Regional de Atividade Leiteira e a execução do projeto da Arena Jovem, coordenado pelo Comitê de Inovação Tecnológica da Cooperativa. Também foram realizadas novas melhorias de infraestrutura, com início da pavimentação do parque, contemplando em um primeiro momento o espaço de recepção e do pavilhão da agricultura familiar. A intenção da direção é avançar no projeto de pavimentação do parque da ExpoAgro, até contemplar 100% dos trajetos internos, melhorando aspectos visuais e de qualidade na mobilidade dos visitantes e expositores.
Passado o período mais crítico enfrentado durante a pandemia de Covid-19, a feira de 2022 foi marcada por outro fator que precisa ser destacado: na mesma data em que a ExpoAgro Cotricampo iniciava, um conflito militar a partir da invasão do território da Ucrânia por tropas da Rússia, começava a impactar fortemente a economia mundial, pois os dois países são responsáveis por fornecer grande parte dos fertilizantes utilizados no Brasil e em diversos países do planeta. A oscilação repentina nos preços e no mercado agronômico foi um desafio extra para a cooperativa.
No Fórum Soja Brasil, realizado em parceria entre Cotricampo e Canal Rural, no primeiro dia de evento, foram debatidos três temas principais: mercado, oferta de insumos e alternativas para a alimentação animal. O presidente, Gelson Bridi, e o prefeito de Campo Novo, Pedro dos Santos, realizaram a abertura do fórum. Logo após, no primeiro painel, com o tema “O impacto da política e economia no agro”, participaram do debate, Hamilton Jardim, diretor da Farsul, Miguel Daoud, comentarista de política do Canal Rural, e Giovani Ferreira, diretor de conteúdo do Canal Rural. No segundo painel, com o tema “Mercado, oferta, demanda e alternativas para alimentação animal”, participaram Jorge Lemainski, chefe-geral da Embrapa Trigo; Paulo Pires, presidente da FecoAgro/RS; Geomar Corassa, gerente de pesquisa da CCGL e coordenador da Rede Técnica Cooperativa (RTC); além de Luís Fernando Gutierrez, consultor da agência Safras & Mercado.
A Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado, esteve na 6ª ExpoAgro com o tema “Alimentando o Rio Grande”, tendo o milho como destaque. A região do escritório regional de Ijuí, da Emater, concentra a maior área de milho cultivado para silagem e a terceira maior área de milho grão do Rio Grande do Sul. Durante o ano, os extensionistas rurais desenvolvem diversas práticas vinculadas ao grão, seja na alimentação humana e animal, na secagem e armazenagem, na agroindústria, ou nas transações de mercado. Além disso, foi trabalhado o programa Pró-Milho/RS, criado em 2020, pelo Governo do Estado, e executado pela Emater/RS-Ascar.
Apesar das incertezas em termos de mercado, o volume de negócios ultrapassou R$ 170 milhões. Outro recorde da edição foi o número de visitantes, que alcançou 27.200 pessoas, além de 210 expositores.
O “Trajeto da Sorte”, que envolveu os cooperados, sorteou uma camionete Nissan Frontier, zero quilômetro. O ganhador foi o associado, Celso Kerber, de São Martinho.
SÉTIMA EDIÇÃO – 2023
Na edição de 2023, a ExpoAgro contou com importantes investimentos na pavimentação do parque, construção de novos sanitários, estande institucional para a Embrapa Trigo e Sindicato Rural Patronal de Campo Novo, além de uma ampla e moderna Arena Bovinos, onde ocorreu a 2ª Feira Regional da Terneira. Os visitantes puderam conferir a Exposição Leiteira ExpoAgro Cotricampo: Feira Oficial das Raças Holandesa e Jersey, com etapa do Circuito Estadual Exceleite, com animais de alta genética do Rio Grande do Sul e de outros estados.
O evento movimentou R$ 318 milhões em negócios e recebeu 32.400 visitantes, em três dias. Foram 224 expositores, entre máquinas e implementos agrícolas, insumos e fertilizantes, institutos de pesquisa e assistência técnica, agricultura familiar, empresas de tecnologia e universidades. Os visitantes ainda conheceram as atrações da Arena Jovem, dias de campo e dinâmicas de máquinas.
O Fórum Soja Brasil, promovido em parceria com o Canal Rural, mais uma vez foi um dos grandes momento da ExpoAgro, com a participação de analistas de renome, para discutir perspectivas de mercado, políticas públicas e apresentar um panorama do clima para a colheita.
O 10º Seminário Regional da Atividade Leiteira aconteceu inserido no painel Campo em Debate, do Grupo RBS. O evento ocorreu no dia 24 de fevereiro. A produção de leite nas propriedades gaúchas viveu momentos de altos e baixos em 2022 e a proposta do debate foi apresentar soluções aos produtores, com mediação da jornalista, Gisele Loeblein, colunista em GZH e comentarista da RBS TV e Rádio Gaúcha.
A campanha Compra Premiada ExpoAgro 2023, sorteou sete prêmios entre os produtores cooperados. Os dois prêmios principais eram veículos: uma Camionete Fiat Toro Endurance Turbo, que teve contemplado o produtor Adriano Augusto Becker; e uma camionete Wolkswagem Saveiro Robust, que teve como ganhador, o associado Jose Adalipio Seibel.
O presidente, Gelson Bridi, destacou os resultados da edição: “batemos os números da edição passada e, inclusive, ultrapassamos o que tínhamos de expectativa. Encerramos mais uma edição tendo a certeza de que crescemos e nos consolidamos no topo do ranking das melhores feiras de negócios do Rio Grande do Sul”.
OITAVA EDIÇÃO – 2024
Nesta edição, a Cotricampo mais uma vez inovou e estabeleceu um dia a mais de programação em relação às edições anteriores, totalizando quatro dias de atividades: de 21 a 24 de fevereiro. Também foram realizados importantes investimentos em pavimentação de novas ruas e melhorias pontuais na estruturação do parque, junto ao Campo Experimental da cooperativa.
Um dos destaques da programação foi o dia dedicado aos jovens do agro, com evento especial a partir de apoio do Sistema Ocergs e Sescoop/RS, incluindo participação do presidente da Ocergs, Darci Hartmann. Na sequência, um painel teve a participação de jovens que apresentaram experiências exitosas em gestão rural e inserção cooperativista, com mediação de Alexandre Garcia, que tratou sobre o empreendedorismo rural: Jessyca Bolzan, representando o comitê Geração C e o projeto Jovens Embaixadores do Sistema OCB; Dyonatan Kaufmann, coordenador do Conselho Consultivo de Jovens Cooperativados da Cotricampo – Inova Jovem Cotricampo; e Junior Guedes Pelizzon (Piá dos Valmet), jovem agricultor associado da Cotricampo e influenciador digital.
O programa Campo em Debate, conduzido pela jornalista Gisele Leoblein, do Grupo RBS pautou o tema: “Cereais de Inverno no cardápio da produção animal”, com pesquisadores da Embrapa Suínos de Santa Catarina e demais convidados, incluindo produtores rurais.
No dia 23, ocorreu o 11º Seminário Regional de Atividade Leiteira, na Arena Bovinos. O debate teve a participação do secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes; Armando Rabbers, produtor rural e presidente da Associação Brasileira de Criadores de Gado Holandês; Marcos Tang, presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça – Febrac e presidente da Gadolando; além de Jaime Eduardo Ries, zootecnista do Núcleo de Desenvolvimento Agropecuário da Emater/RS-Ascar.
Outro destaque aconteceu no sábado, com a realização do Programa Duas Safras, promovido pelo Sistema Farsul, com painelistas abordando as estratégias e alternativas de otimização das propriedades nos 365 dias do ano.
A Cozinha Experimental Moinho Cotricampo foi outra das atrações da 8ª ExpoAgro. Ofertada pelo Centro de Treinamento de Bom Progresso – Cetreb, através da Emater, realizou diversas oficinas práticas durante a feira.
Uma das atividades mais importantes da ExpoAgro são as interações de campo promovidas pelo Departamento Técnico da Cooperativa (Detec) e empresas parceiras. Em 2024, os dias de campo ocorreram nas quatro datas da feira, das 08h às 18h, na área técnica. Com diversos insumos e tecnologias disponíveis, o Dia de Campo é a oportunidade de produtores da região saberem mais sobre as novidades e a funcionalidade de produtos e insumos disponíveis. Centenas de produtores passaram no estande do Departamento Técnico durante o evento.
Inclinados a difundir novas tecnologias e conhecimento na oitava edição da ExpoAgro Cotricampo, os expositores de maquinários agrícolas organizaram as dinâmicas de máquinas. Na programação, a atividade ocorreu nos quatro dias de feira, para demonstrar o que havia de mais moderno no mercado em 2024, buscando proporcionar mais qualidade na plantação e colheita de cada agricultor.
Além do habitual maquinário pesado, nesta edição, algumas empresas também trouxeram novidades nos dispersores via drone. Controlados por aplicativo de celular, na palma da mão, os novos instrumentos atraíram agricultores de todas as idades, já que proporcionam mais autonomia aos pequenos produtores e maior mobilidade em qualquer terreno.
A comissão organizadora realizou ao longo da feira, sorteios para passeios de helicóptero. Uma empresa credenciada foi responsável pela realização dos passeios aéreos, com duração aproximada de cinco a sete minutos. O helicóptero foi personalizado com a marca da feira, tornando-se um grande atrativo ao público.
A feira também superou o número de visitantes, recebendo nos quatro dias, 42.370 pessoas. A 8ª ExpoAgro Cotricampo foi histórica. A edição de 2024 bateu recordes desde seu lançamento, com o aumento no número de expositores, ultrapassando 300 empresas parceiras, que comercializaram produtos e serviços durante os quatro dias de evento, com mais de R$ 350 milhões em negócios.
NONA EDIÇÃO – 2025
A 9ª ExpoAgro Cotricampo encerrou com público recorde de visitantes, nos quatro dias de feira: 19 a 22 de fevereiro. Famílias de diferentes municípios da região Noroeste acessaram o campo experimental da cooperativa, onde vivenciaram a experiência de participar da terceira maior feira do agronegócio no Rio Grande do Sul. Demonstrar a força da agropecuária de nossa região, novamente foi motivo de orgulho para os organizadores.
Ao final de mais uma edição, o presidente Gelson Bridi mencionou a satisfação em ver atingida a marca de mais de 50 mil visitantes ao longo dos quatro dias de feira. A ampliação no número de expositores, em aproximadamente 30%, também foi celebrada, assim como as melhorias de infraestrutura no parque, a inauguração do pavilhão da agricultura familiar, com número recorde de expositores, e o destaque para o pavilhão do Gado de Leite, com quebra de recorde sul-americano na raça Jersey e o maior número de expositores e de animais na história do concurso.
Durante a 3ª Exposição Leiteira, no pavilhão do Gado de Leite, a vaca Guardiã D’Artagnan da Ventana, da Cabanha Ventana, de Boa Vista do Incra (RS), sagrou-se campeã do concurso leiteiro Raça Jersey – Vaca Adulta. De quebra, bateu o recorde sul-americano, produzindo 71,61kg de leite em 24 horas. Um momento histórico para a feira e para a Associação dos Criadores de Gado Jersey do Brasil, que esteve representada no evento pela presidente, Ângela de Faria Maraschin.
Também aconteceram durante a feira os julgamentos morfológicos. A avaliação esteve sob a responsabilidade de um norte-americano: o julgador Gregory Silva, morador da Califórnia (EUA), e que trouxe sua experiência internacional para agregar ainda mais qualidade à exposição promovida pela Cotricampo. O Pavilhão do Gado de Leite da 9ª ExpoAgro Cotricampo abrigou mais de 160 animais das raças Jersey e Holandesa, com 26 expositores, sendo 25 do RS e um de Castro (PR).
O novo pavilhão da agricultura familiar, utilizado pela primeira vez nesta edição, recebeu 43 expositores de diferentes regiões do Estado, com faturamento de R$ 335,51 mil, aumento de 51,5% em relação à feira passada.
A Arena Jovem teve a participação de seis startups, apresentando diferentes projetos que se relacionam com o ambiente agro; além de quatro instituições de ensino: Unijuí, IFFar, UCEFF e CooperConcórdia; espaço institucional da 21ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação), que promoveu o segundo torneio de robótica, e uma representação do Programa Inova RS.
O Encontro Regional de Jovens Cooperativados, reuniu mais de 300 participantes. A palestra principal foi comandada pelo comunicador, Luciano Potter, em uma programação coordenada pelo Sistema Ocergs. Uma novidade foi a realização do 1º Talking de Influenciadores do Agro, organizado pelo Comitê Inova Jovem Cotricampo, e que reuniu influenciadores digitais da região e do Brasil, com grande presença de público.
O Encontro Regional das Mulheres do Agro, na sexta-feira, reuniu centenas de mulheres no auditório da ExpoAgro, para acompanhar palestra-show com a artista missioneira, Marianita Ortaça.
No último dia de feira, o grande destaque foi a apresentação do programa Bem Pra Ti, da RBS TV, com a presença dos comunicadores: Cristina Ranzolin e Marco Mattos. Um programa que mostrou a força do agronegócio na região e também outros atrativos que oferecemos, em diferentes segmentos. A presença de público foi histórica, com famílias de toda a região prestigiando a ExpoAgro.